Meu bebê vomitou ou gorfou? entenda a diferença


2 min de leitura
26 Oct
26Oct

Quarenta por cento ( 40%) dos bebês regurgitam regularmente você sabia?

  Olá! Aqui da redação da agenda g1, resolvemos falar sobre um assunto que me incomoda, até porque na região do sertão muitas mamães de 1 º viagem não entendem, vamos trazer dicas importantes para a saúde de seu bebê, então vamos deixar de bla bla bla e começar logo a tratar de falar sobre o GORFO Rn ou bebe.

Você sabia que 40% dos recém-nascidos (RN) regurgitam regularmente? E que a pior fase é aos 4 meses de vida?

E que tem diferença entre gorfo e vômito, vamos ver agora tudo isso e além das mais dicas importantíssimas para diminuição desses problemas na vida do RN.

O vômito e geralmente de quantidade bem maior que o gorfo, e além do mais o bebê fica nervoso coma a situação, e no caso do gorfo o rn nem parece perceber.

O gorfo e o ar que entra junto com o leite ou formula, e desta forma ele fica preso e quando sai, vem junto um pouco de liquido.

Os bebês comem exageradamente em proporção de seu peso, muitos são mais gulosos por isso sua barriguinha fica cheia demais Além do mais vocês sabem o tamanho do estomago de um RN?

 Então fica surpreso com está informação! O estomago de um bebê e do tamanho de uma cereja, ou seja, 7 ml, mas muitas mamães fazem uma mega mamadeira e chegam até a resmungar e  dizem que comeu pouco ah! Tenha dó! Vamos respeitar o organismo do bebê.

Primeiramente o organismo do RN não está propriamente desenvolvido, precisando ainda de alguns ajustes (parece até uma máquina).

Os músculos que controlam a saída e entrada de alimentos ainda não estão bem definidos, por isso a deficiência de organização por parte deste órgão precioso para a vida.

Vejamos algumas dicas importantes para as mamães:

Veja também maternidade de Patos tem projeto


Deixe o bebê o mais em pé possível na hora de amamentar. Assim o caminho do leite ao estômago será livre.


  1. Mantenha um ambiente tranquilo durante as mamadas. Reduza o barulho e outras distrações e tente não deixar o bebê ficar com muita fome antes de começar a amamentar. Se ele estiver distraído ou faminto, tem mais chances de engolir ar junto com o leite.


  1. Se o bebê estiver mamando de mamadeira (seja fórmula ou leite materno), certifique-se que o buraco no bico não seja muito pequeno, o que o deixará frustrado e o fará engolir ar. Por outro lado, se o buraco for muito grande, ele poderá engasgar porque o leite será abundante.


  1. Faça o bebê arrotar após cada mamada. Se, por acaso, seu bebê para naturalmente durante a mamada, aproveite a pausa para fazê-lo arrotar. Desse modo, se há algum ar, vai sair antes de entrar mais comida. Se em poucos minutos ele não arrotar, não se preocupe. Volte a amamentar e tente fazê-lo arrotar depois.


  1. Deixe a barriga do bebê sem apertos. Verifique se a calça ou fralda não estão muito apertadas. E, não aperte a barriga na hora de colocar o bebe para arrotar. Evite sair de carro logo após as mamadas porque recliná-lo na cadeirinha do carro pode pressionar o estômago também.


  1. Não balance o bebê após a mamada. Deixe-o na posição mais em pé possível por meia hora ou mais. Assim, a gravidade irá ajudá-lo.


  1. Não alimente seu bebê demais. Se o recém-nascido golfa a cada mamada, ele pode estar comendo mais do que aguenta. Tente dar menos fórmula ou amamentá-lo por menos tempo e veja se ele está satisfeito


  1. Se o seu bebê regurgita enquanto dorme, tente elevar sua cabeça no berço. Não é seguro colocar um travesseiro, mas é possível colocar uma espuma em baixo do colchão para elevar a cabeça ou colocar calços embaixo dos pés da cabeceira do berço (verifique a segurança desses calços para que o berço não escorregue ou tombe).

Então gente é isso vamos cuidar de nossos bebes e alimentar com carinho e dedicação uma dia de cada vez o agenda G1 vais trazer mais dicas para você e sua família ok até a próxima .

apoio

studio moreira  @Studio Moreira 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.